segunda-feira, 12 de julho de 2010

" A VOZ DO RIO GRANDE "


Matéria feita pelo nosso mais novo parceiro , o Jornal Riovale que está divulgando a cultura nativista , gracias André , Aline e toda a equipé deste respeitoso jornal . Confira a matéria abaixo


ENSINO SUPERIOR


Terra Gaúcha de projeto experimental vira realidade

Acadêmico de Produção e Mídia Audiovisual da Unisc, Matias Moura, desenvolveu rádio web


Alyne Motta

“Rádio Terra Gaúcha – a voz do Rio Grande – 24 horas ao vivo na web”, essa é a chamada que se escuta entre tantas músicas do Rio Grande do Sul tocadas na rádio. O projeto surgiu quando o idealizador, Matias Moura, entrou na faculdade. “Sempre gostei da música do Rio Grande do Sul, e inicialmente tinha idéia de montar uma revista sobre nativismo”, afirma.

Devido ao alto custo, e cada vez mais apaixonado pela música sulina, Matias foi à busca da realização do seu sonho. Em fevereiro deste ano, começou a desenvolver seu projeto experimental, obrigatório para a conclusão do curso de Produção em Mídia Audiovisual pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). “Queria produzir algo em que eu pudesse trabalhar futuramente”, comenta Matias.

De lá pra cá, foi só correria. “Fui a busca do equipamento e de informações para colocar a rádio no ar. Este é o meu perfil, o que eu gosto de fazer, portanto acredito nessa idéia”, explica. A rádio entrou no ar, oficialmente, no dia 01 de fevereiro desse ano. Desde então, foram 15 mil acessos.

A escolha do formato de rádio permite com que Matias e outros dois apresentadores, João Cleber Caramez e Valdemar Mancilhas, tenham uma “interação maior com os ouvintes do Rio Grande do Sul e de fora do nosso estado”. O principal objetivo é “levar a cultura do RS, principalmente a musicalidade, para fora. Mostrar essa veia cultural” descreve.

A rádio toca quatro estilos musicais: fandango, nativista, festivais e folclores argentino e uruguaio. Para se manter no ar, conta com apoiadores, além de ter realizado parceria com o Riovale Jornal para a divulgação da rádio. “Sei que a proposta regional é mais difícil de disseminar, mas queremos divulgar essa idéia e ter sucesso”.

O trabalho foi apresentado na noite de quinta-feira, 01 de julho, à banca examinadora. Para um dos avaliadores do projeto, o professor Gerson Rios Leme, “a rádio funciona de fato. Em vários momentos que acessei pude perceber isso. Parabéns por conseguir sair do imaginário e chegar à prática. Tens a possibilidade de sucesso muito boa em tuas mãos”.

De acordo com o outro avaliador da banca do projeto, professor Paulo Pinheiro, “é visível perceber que tu és uma pessoa empreendedora. Este produto está excelente e o teu resultado final está muito bom. Eu sei o quanto é difícil criar, desenvolver e manter uma rádio na internet, e tu ta mostrando que tu queres e estás fazendo isso acontecer”.

Para quem quiser ouvir, o endereço da rádio é www.radioterragaucha.com.br. Mais informações e contatos podem ser feitos através dos fones (51) 9765 6807 com Matias Moura, (51) 9638 4907, com João Caramez e (51) 9691 2373 com Valdemar Mancilhas. O e-mail de contato da rádio é radioterragaucha@hotmail.com.


Rádio Terra Gaúcha traz música nativista 24 horas na internet.

APOIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário