SEMANA FARROUPILHA
REFERÊNCIA: 74042330
CÓDIGO DE BARRAS: 7896784222935
"Olha estas mãos afeitas ao manejo das rédeas e das lanças e do arado - trilogia dos trastes campesinos de onde surgiram rumos e destinos de um povo que se orgulha do passado...Vós que sois deste Rio Grande herdeiros contemplai este século que passa e cinzelai sobre a emoção dos dias a flama das sagradas rebeldias - ainda o cerne espiritual da raça..."(Extraído da poesia de José Hilário Retamozzo - Exaltação Farroupilha)
A Semana Farroupilha é um evento festivo do Rio Grande do Sul, que acontece em setembro com inúmeras homenagens a Revolução Farroupilha, a maior do Brasil, que durou 10 anos.
Com os dizeres da bandeira do Estado - Liberdade, Igualdade, Humanidade - a gravadora ACIT lança em setembro o CD Semana Farroupilha, trazendo o melhor da música tradicionalista.
Com dezessete faixas, sendo a primeira uma poesia "Centauros Farroupilhas", em homenagem a história Farrapa, interpretada por Omair Trindade com grande esmero, o CD conta ainda com grandes intérpretes: Walther Morais, Os Monarcas, Shana Muller, Cristiano Quevedo, Os Mateadores, Bonitinho, César Oliveira e Rogério Melo, Quero-quero, Elton Saldanha, Os Serranos, Cássia Abreu, Pedro Ortaça, Érlon Péricles, Nilton Ferreira, Luciano Maia e Lucas Raimundo e Renato Gottardo.
Uma coletânea rica em musicalidade, homenagens e sentimentos de um gaúcho nato que sente orgulho da sua história e da sua terra.
RICO BASCHERA - DE GAITA E DE CAMPO
REFERÊNCIA - 74042320
CÓDIGO DE BARRAS: 7896784222928
"De gaita aberta no peito, lá vem o Rico Baschera, falquejando uma vanera, pras notas de uma cantiga. No entanto é bom que se diga, não é só mais um que passa, é um serrano de raça bem gaúcho à moda antiga..." (Dionisio Costa, versos em homenagem ao Rico Baschera, retirado do cd "De gaita e de campo").
Esses são versos que descrevem fielmente um dos músicos mais renomado no meio tradicionalista, por ter amor a terra e fazer de suas raízes, letras para o seu canto.
Rico Baschera ficou 20 anos a frente do grupo Manotaço onde mostrou dedicação à cultura gaúcha, e neste ano de 2010 está com seu primeiro trabalho solo "De gaita e de Campo", mostrando toda sua personalidade e seu apreço pela lida de campo e pela música.
Além de um excelente músico, Rico atua há 1 ano e meio na rádio Lagoa FM, da sua cidade, divulgando a música gaúcha e suas raízes, no programa Trova e Mate.
Com um currículo amplo, o músico traz no novo CD 13 faixas, muitas delas de sua autoria que retratam fielmente o tradicionalismo, como a faixa "Alma de gaita campeira", "Asas ao pensamento" e "Lida dura".
Para Rico, este CD é "para os que apreciam a nossa cultura gaúcha e que será um marco plantado na alma de cada ser humano que preza por uma música de qualidade e que proporcionará alegria e satisfação quando for tocada desde o mais simples rádio de pilha até o mais alto som".
FESTEJOS FARROUPILHAS
REFERÊNCIA: 74042350
CÓDIGO DE BARRAS: 7896784222959
Este CD foi feito especialmente para aqueles que reconhecem ser gaúcho de alma e coração.
Festejos Farroupilhas têm doze faixas com os temas da Semana Farroupilha de 2003 a 2010. Além de músicas conhecidas como, Hino ao Rio Grande, Hino Rio Grandense, Parabéns Gaúcho e Hino Nacional.
Em cada letra é retratada a luta de um povo que com garra lutou por seus ideais e até hoje se orgulha de suas raízes. As músicas são interpretadas por artistas natos, como Érlon Péricles, Luiz Carlos Borges, César Oliveira e Rogério Melo, Cristiano Quevedo e Dimas Costa.
O tema deste ano da Semana Farroupilha é "Farroupilhas: Ideais, cidadania e revolução". Os temas sempre são definidos pela comissão estadual dos festejos, no ano anterior.
A música tema deste ano "Por legítimos direitos"(faixa 1), interpretada por Clóvis Frozza, foi escolhida na Festa Campeira do Estado em Caxias do Sul neste ano.
Maiores detalhes sobre a Semana Farroupilha www.semanafarroupilha.com.br
AMILTON LIMA - ESTAMPA CAUDILHA
REFERÊNCIA: 74042240
CÓDIGO DE BARRAS: 7896784222843
Amilton Lima é conhecido pelo estilo fandangueiro, pelo seu timbre marcante, pelo carisma e pela forte presença de palco quando exerce seu maior dom: cantar a autêntica música gaúcha. Iniciou a carreira artística no grupo Vozes do Vento onde permaneceu como vocalista durante sete anos. Depois integrou o Grupo Campeirismo, de João Luiz Correa e, posteriormente, o grupo Criado em Galpão. Sua participação nestes conjuntos ficou registrada em seis discos e um DVD e, claro, nas centenas de bailes que animou Brasil a fora.
Desde 2007, Amilton esteve afastado dos palcos para se dedicar à direção e edição doPrograma Coisas do Sul (SBT/RS). Atualmente dirige o programa Volmir Martins (Band/RS). Agora ele retoma a carreira e inaugura uma nova fase em sua trajetória artística - passando a atuar em carreira solo - com a gravação do CD Estampa Caudilha (ACIT).
O disco é um fiel retrato de sua identificação com a música de raiz marcada por letras e ritmos fortes. O repertório apresenta 14 faixas, sendo algumas delas regravações, como é o caso de Estampa Caudilha, Se o Rio Grande me Precisa, Nas Patas do meu Cavalo eBalseiros do Rio Uruguai, um clássico da música regional que recebe um novo arranjo, assinado pelo guitarrista brasileiro radicado na Alemanha Pedro Tagliani. Entre as inéditas, destacam-se Tropilha Gaviona, Estrelas de Aço (participação especial de César Oliveira e Rogério Melo), Meu Sombreiro, Cruz Credo (participação de Elton Saldanha) e A Minha Bandeira (que conta com a participação de Walther Morais).
A qualidade do repertório é atestada pelo talento dos compositores envolvidos, como Edilberto Teixeira, Cristiano Quevedo, Luiz Cláudio, Alex Silveira, Anomar Danúbio Vieira, Érlon Péricles, entre outros.
O CD foi gravado nos estúdios da ACIT por grandes músicos: Juliano Trindade "Bonitinho" foi o responsável pelos violões; Cristiano Teixeira pela bateria; e Anderson Vieira "Lomba" pelo contrabaixo. As gaitas ficaram a cargo de Samuel Costa "Negrinho", Volmir Dutra e por Luciano Maia, que também assinou a produção musical. O projeto gráfico é de Célio Oliveira, da De Fronteira Produções Artísticas.
O esmero na produção de Estampa Caudilha revela a preocupação que Amilton tem em valorizar as suas referências e ser fidedigno ao legado deixado por outros grandes artistas que delinearam a cultura regional, mas ao mesmo tempo acrescentar uma pitada de atualidade e de seu estilo pessoal em um trabalho que busca conquistar o apreciador da boa música gaúcha pela qualidade e autenticidade.
LIDANDO COM APORREADO - HERMES LOPES
REFERÊNCIA: 74042290
CÓDIGO DE BARRAS: 7896784222898
"Lidando com Aporreado" é uma coletânea de doze faixas, com a autêntica música gaúcha, com composições de Érlon Péricles e Hermes Lopes, interpretada com primazia por grandes nomes da música nativista, Angelo Franco, Shana Muller e Cristiano Quevedo.
O cd faz parte do projeto "Estendendo a Mão", que começou com o objetivo de angariar fundos, através da cultura gaúcha, para a compra de leite. Doado a entidades carentes previamente escolhidas , ou seja, tudo que for arrecadado em eventos promovidos pelo projeto e com a venda do cd , é dirigido para esta finalidade.
Este já é o terceiro CD, o primeiro foi "Pateador", interpretado por Flavio Hansen, Nelson Cardoso e Cristiano Quevedo. O segundo com o nome do projeto, "Estendendo a Mão", com interpretação de Joca Martins, Jari Terres e Fabiano Bacchieri.
Idealizado por Hermes Regis Lopes, ele diz que "o CD foi feito com muito cuidado por profissionais renomados e que não mediram esforços para que os objetivos pretendidos fossem alcançados , e tenho certeza que com o apoio dos admiradores da música gaúcha e também das pessoas preocupadas com o povo gaúcho carente, o resultado será altamente positivo".
No site da gravadora confira outros títulos gaúchos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário