quarta-feira, 2 de março de 2011

6ª Manoca do Canto Gaúcho


6ª Manoca já tem datas definidas.



A Manoca do Canto Gaúcho, festival de música nativista com sede em Santa Cruz do Sul e que hoje é considerado um dos mais importantes do Estado, vem para a sua sexta edição, este ano, amparada por uma série de novidades. O lançamento oficial será no dia 5 de março, em jantar-baile que acontecerá na sede da Associação Atlética Alliance One. Na oportunidade também será empossada a nova diretoria da Associação Cultural Pró Rio Grande (Ascupr), entidade que, ao lado da Gazeta Grupo de Comunicações e Faculdade Dom Alberto, assina a promoção do evento. A Manoca conta ainda com o apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul.

O festival volta este ano a ser desdobrado em duas fases: a local, no dia 14 de maio (com show de Lisandro Amaral), e a nacional, em 20 e 21 de agosto (com shows de Buenas e M’Espalho, Robledo Martins e Joca Martins), sempre no palco da Dom Alberto. As inscrições para a fase local estarão abertas a partir do dia 5 de março, data do jantar-baile, e poderão ser feitas até oito de abril. Das dez composições escolhidas, quatro serão classificadas para a final nacional e se juntarão a outras 12 composições.
Os jurados, tanto para a fase local quanto para a nacional serão sempre os mesmos, nomes de consenso entre os dez sugeridos. São eles: os músicos Daniel Petry (representando a região Centro); Raineri Spohr (Sul e Fronteira); e Ângelo Franco (Região Metropolitana); mais os poetas Martin César Gonçalves (Fronteira) e Juca Moraes (Missões e Centro). Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail manocadocantogaucho@gmail.com ou pelos telefones 9912 6154 - 9619 9297 (Rovani Morales - coordenador geral) ou 9638 4907 (João Cléber Caramez - coordenador de mídia). 

Manoca Poética

Na tarde da fase local (14/05) acontecerá a 1ª Manoca Poética, coordenada por Paulo Moraes, que consiste no desenvolvimento de oficinas de poesias com as palestras de Martin César Gonçalves e Lisandro Amaral. Rovani Morales explica que, para o sucesso dessa promoção, os organizadores estarão envolvendo a 5ª Região Tradicionalista (5ª RT), escolas e outras entidades locais. No final das palestras serão repassados temas para os interessados em concorrer no concurso de poesias inéditas, que terão 24 horas para desenvolver o poema. A premiação dos dois vencedores segundo os jurados acontecerá no final da fase nacional.

CRONOGRAMA

•Lançamento: 5 de março.
•Inscrições fase local: 5 de março a 8 de abril.
•Triagem fase local: 16 de abril.
•Fase local: 14 de maio.
•Inscrições fase nacional: 17 de maio a 23 de junho.
•Triagem fase nacional: 2 e 3 de julho.
•Prazo do recebimento de música para o CD: de 3 a 27 de julho.
•Fase nacional: 20 e 21 de agosto.
•Lançamento do DVD: 5 de novembro.


Texto de Mauro Ulrich, da Gazeta do Sul, quinta-feira, 17.02.11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário