terça-feira, 22 de março de 2011

Jader Leal fala sobre o CD Depois dos Mates para o Portal MTG .


Jader Leal é uma voz jovem que se lança no meio artístico com seu primeiro trabalho intitulado “Depois dos Mates”. Aprendeu ainda muito jovem, aos 11 anos de idade, a tocar violão em um instrumento velho e já sem cordas que fora do seu pai.
Defende a música regional de temática nativista, através de composições próprias e de artistas consagrados no cenário musical gaúcho, com forte influência das “coisas do campo”, da fronteira com o Uruguai e Argentina, das “estradas e corredores”, agregando a essas temáticas sonoridades influenciadas por diversas tendências musicais, como as chamarritas missioneiras e as milongasgaúchas.
Nascido em Porto Alegre, vem de uma família ligada à música, entretanto, foi na casa de parentes em São Gabriel que conheceu as grandes e inesquecíveis obras das primeiras Califórnias da Canção, apaixonando-se pela musicalidade gaúcha.
Com uma sensibilidade admirável, é intérprete, violonista e compositor, participando de diversos festivais nativistas pelo Rio Grande afora. O CD “Depois dos Mates” será lançado no dia 12 de abril, declarando em seus versos que “depois dos mates, a alma se aliviana, das distâncias que por sina são malevas, depois dos mates, sou a cambona vazia, que derramou sua saudade sobre a erva”.
O Portal MTG entrevistou Jader Leal para a apresentação do seu novo trabalho.
Portal MTG: Qual a proposta do novo CD?
Jader Leal: A proposta do CD DEPOIS DOS MATES é apresentar a nossa visão - minha e dos compositores - sobre as coisas do cotidiano, sobre a vida, sobre a cultura regional, visando à inserção cada vez maior da música gaúcha no cenário cultural do RS.
Portal MTG: Qual o estilo musical que predomina e por que esta opção?
Jader Leal: O estilo musical predominante é o Regional Gaúcho. Escolhi esta opção por entender que seria a forma mais verdadeira de expressão das coisas nas quais acredito; não creio que para se cantar sobre coisas terrunhas haja a necessidade de se ter uma vivência eminentemente campeira, mas sim um sentimento atávico de apego ao que nos é característico.
Portal MTG: Pra que tipo de público é o trabalho?
Jader Leal: Em primeiro lugar, a todos os que se identificam com a música regional, mas confesso que gostaria muito de atingir públicos que não têm muito contato com a música dita “gaúcha”, quer por não conhecerem, quer por terem referências de outras vertentes musicais regionais que não as deste CD.
Portal MTG: Quando começou o projeto?
Jader Leal: O sonho de gravar o disco existe desde que comecei a tocar e cantar profissionalmente, em 2002. No entanto o projeto de gravação efetivamente começou em 2010.
Portal MTG: Quais as parcerias?
Jader Leal: No CD “Depois dos Mates”, interpreto 10 canções de autoria minha, em parcerias com Mateus Lampert, Rodrigo Barreto, Gilmar Batista, Rafael Zinho, Cleiton Santos; regravações de músicas de Gujo Teixeira, Ângelo Franco, Érlon Péricles, Fabricio Harden, Eduardo Soares, além de participações especiais de André Lucena e Fabrício Vasconcellos.
Portal MTG: Planos para o futuro?
Jader Leal: Neste ano de 2011 pretendo trabalhar a divulgação do CD “Depois dos Mates” no estado do RS, e em 2012 ampliar para SC e PR.

Entrevista por Liliane Pappen

Nenhum comentário:

Postar um comentário