sexta-feira, 11 de março de 2011

Tropeiro da Música Gaúcha


Os Bertussi” são referenciais da música gaúcha pelo mundo afora, especialmente por terem sido os difusores do Bugio, reconhecido como o único ritmo originário do Rio Grande do Sul. Primeiro os “Irmãos Bertussi”, quando Honeyde e Adelar iniciaram uma carreira de sucesso, depois o trabalho solo que certificou o talento destes artistas. São dezenas de discos e mais de 400 composições que fazem parte dos repertórios dos bailes gaúchos.
Buscando resguardar a história dos músicos e também da própria música regional do Rio Grande do Sul, foi elaborado um documentário musical intitulado “Adelar Bertussi – o Tropeiro da Música Gaúcha”.
Produzido pela Spaghetti Filmes, o documentário teve pré-estréia na terça-feira (15.02) para convidados e foi exibido ao público em geral no sábado (19.02), durante a programação do Gaitaço de Criúva, que objetiva comemorar os 88 anos de Honeyde Bertussi, falecido em 04 de janeiro de 1996.
Os 90 minutos do documentário apresentam Adelar totalmente à vontade diante das câmeras, reconstruindo a linha do tempo que guiou sua vida, relembrando causos e fatos, muitas vezes engraçados. Do mesmo modo, a produção exibe Adelar ao lado do filho, Gilney, que também é acordeonista, entoando canções marcantes da história dos Bertussi e do cancioneiro do Rio Grande do Sul.
Foram mais de 5 horas de entrevistas gravadas e levou mais de 3 anos para ser produzido. O filme ainda conta com a apresentação de documentos, imagens e fotografias antigas, além de diversos depoimentos de personalidades tradicionalistas e amigos do tropeiro da música gaúcha
O local escolhido para a homenagem e apresentação do documentário, foi o Memorial aos Irmãos Bertussi, localizado na terra natal dos irmãos em São Jorge da Mulada, no distrito de Criúva. O monumento, além de eternizar os cantores com estátuas de bronze, também reproduz a história dos artistas por meio de fotos, vídeos, cartazes, partituras e recortes de jornais que ficam expostos nas paredes do memorial.

Texto e fotos Liliane Pappen.
Fonte : Portal MTG .

Nenhum comentário:

Postar um comentário