quarta-feira, 13 de abril de 2011

2° Canto dos Galos fazenda Geribá Cachoeira do Sul.




A Fazenda Geribá, na localidade de mesmo nome, no interior de Cachoeira do Sul, recebeu neste final de semana (8 a 10 de abril) a segunda edição do Canto dos Galos, um festival nativista temático restrito a compositores, cantores e convidados. O evento, organizado pelos letristas Rafael Teixeira Chiapetta, Cleiton Santos e Mateus Neves da Fontoura, reuniu 30 compositores e músicos vinculados ao circuito de festivais nativistas.

O encontro foi aberto na noite de sexta-feira, com a apresentação dos participantes e a divulgação, por Mateus Neves da Fontoura, do tema “descartado”. Durante o sábado foram compostas 10 músicas inéditas e uma poesia, apresentadas à noite na frente da casa da Fazenda Geribá pelos participantes. Rafael Teixeira Chiapetta destacou que o festival foi criado para reunir os compositores cachoeirenses, pois muitos deles vivem em outras cidades, seus parceiros musicais e promover a integração entre compositores mais tradicionais com jovens talentos da região. “O Canto dos Galos é um encontro de amigos”, afirma.

Cleiton Santos, um dos coordenadores, destacou no encerramento do encontro, na tarde deste domingo, a discrepância entre a atual realidade mundial. “Enquanto parte do mundo está em guerra, homens se matam por ódio racial, interesses econômicos ou políticos, nós temos a felicidade de reunir os amigos, em paz, para fazer música”, destacou. O caráter do festival é de mostra, sem concurso entre as composições participantes. “Aqui, o prêmio é rever os amigos, fazer música, formar novas parcerias, trocar informações, contar causos e dar risada. É um momento para lavar a alma”, afirma Mateus Neves da Fontoura.

*Texto e foto: Matias Moura
**Colaboração: Cleiton Santos

Fotos de Matias Moura  (fora as que eu apareço hehe ) .


Por Isso Canto Meu Galo !


Talvez o que há de mais terrunho no coração do homem do sul brote ao som de uma guitarra poteada por puro sentimento de ser poema ,de ser musicalidade e embalar a vida , vida essa que as vez faz com que este sentimento terrunho fiquei quieto , calado  e em seu silêncio sentindo a dor de não ser quem somos verdadeiramente , puramente gaúchos não por nos denominarmos assim mas por buscarmos o equilíbrio entre terra e alma , entre vida espírito e sentimento seja este expressado através de palavras ou de gestos pois como já foi dito um gesto fala mais que mil palavras por isso o meu gesto aos homens do sul que lutam pelas  verdadeiras “causas sagradas das gentes” é o aplauso , puramente o aplauso de pé de sombreiro ao peito  meus senhores .
As galos que acordam madrugadas com seus cantos de terra terrunha sonoridade essa que cada um de nós traz consigo , pois digo vamos acordar as madrugadas da vida com nossos cantos e tornar nossos dias mais puros .

Com todo o meu coração contagiado pela pureza de cada um de vocês digo ! “sirvam nossas façanhas de modelo à toda a terra “

Matias Moura . da pureza do meu ser ! 13 de abril de 2011 , Santa Cruz do Sul 





































Nenhum comentário:

Postar um comentário