terça-feira, 12 de abril de 2011

CTG Estância Alegre de Santa Cruz do Sul promove grande Rodeio Crioulo







Na sexta edição do evento, entidade mantém campanha de conscientização “Crack só no laço”

Por Alyne Motta
  O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância Alegre, pertencente a 5ª Região Tradicionalista (RT), promove a 6ª edição do seu tradicional Rodeio Crioulo Estadual, que será realizado de sexta-feira, 15, a domingo, 17 de abril, no Parque de Eventos de Santa Cruz do Sul.
            Tradicional no município, o rodeio faz referência à campanha de prevenção ao uso do crack, com o slogan “Crack só no laço”. De acordo com a patroa da entidade, Elenir Werner, o objetivo da campanha é estimular os jovens ao convívio tradicionalista promovendo a participação dos mesmos junto ao meio.
            Além das tradicionais provas campeiras haverá, na tarde de sexta-feira, às 15h, a disputa da Taça Crack do Laço, com 04 laços e duas inscrições por laçador. O melhor, além do troféu, recebe premiação em dinheiro. Ao todo, o rodeio disponibilizará mais de R$ 15 mil em prêmios.
            As provas seguirão as normas do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), tornando obrigatório o uso da pilcha completa, inclusive espora, faca, mango e lenço de uma cor ou carijó. Também será exigido o cartão tradicionalista, sendo que as equipes visitantes poderão unir duas entidades.
 CULTURA
            Uma novidade deste ano é a valorização da parte cultural junto ao rodeio, trazendo ainda mais os jovens e crianças para dentro da tradição gaúcha. Para tanto, na tarde do sábado haverá a escolha da Mais Prendada Prenda nas categorias mirim, juvenil, adulta e chinoca.
            Quem quiser participar, pode se inscrever através do fone (51) 9828 0702. A escolha ocorrerá através de prova escrita sobre conhecimentos gerais do tradicionalismo, pasta de vivências, dote artístico, dança de salão e tradicional e declamação ou canto, com cópia da letra.
            Na manhã do domingo permanecem as atividades culturais, com oficinas campeiras, fuxico, churrasco, nó de lenço, doces, entre outras. Para quem quiser participar, não é necessária inscrição prévia e será entregue certificados aos participantes das mesmas.
            Como opção de diversão após as provas, haverá baile no Galpão com entrada franca. Na sexta-feira a animação fica por conta do Grupo Sinuelo e no sábado com Enio Medeiros e Grupo. Ambos têm início às 23h e não sendo necessário pilcha para dançar. A divulgação do resultado da Mais Prendada Prenda acontece no baile.
            De acordo com Sergio Almeida, um dos organizadores do evento, a expectativa é de um grande público. “Estamos contando com a presença de 70 entidades tradicionalistas visitantes”, afirma Sérgio. “Inovamos nas mais diversas atividades para que todos possam se divertir”, comenta, sobre a área cultural.
            Para quem vai acampar, o Parque de Eventos possui uma ampla infra-estrutura, com água, banheiros, energia elétrica, além de uma pista iluminada, restaurante e praça de alimentação. O rodeio tem o apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Sicredi, Metalferro, Casa dos Silenciosos, Qualigraf e Cabanha Cerro Velho.
O ingresso para entrada no parque custará R$ 5,00 e seu número vai valer para o sorteio de uma moto 0 km entre todos os visitantes ao final do evento. Maiores informações com Elenir Werner pelo fone (51) 9983 0535 ou com Sérgio Almeida (51) 8144 1388.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-Feira
15h – Taça Crack do Laço
Laço Duplas do Rodeio – Força A e Força B
23h – Baile com Grupo Sinuelo
 Sábado
08h – Laço Patrão, Capataz, Veterano, Vaqueano
Laço Equipes – Força A, Força B e Força C
18h – Ave Maria e Abertura Oficial, Gineteada, Desfile das Bandeiras e continuação do Laço Duplas do Rodeio
23h – Baile com Enio Medeiros e grupo
Domingo
08h – 4ª volta Laço Equipe, Laço Piá, Laço Guri, Laço Prenda
Etapa da Copa Quarto de Milha - MOTOCROSS
13h30 – Final do Laço Equipe
18h – Ave Maria e apresentação da Gineteada com a Tropilha Floresta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário