sexta-feira, 20 de maio de 2011

JOSÉ MELO, O ÍDOLO ESQUECIDO

O músico que fez sucesso na década de 70 agora mora numa casinha
humilde de aluguel em Cachoeira do Sul
"Presente é reviver o passado. Para mim reviver é viver, não existe o futuro. Sinto saudades de tudo, sou muito saudosista". Estas são as palavras de José Peixoto de Melo Primo, cachoeirense que foi uma das maiores revelações da música gaúcha na década de 70. Depois de viver na riqueza, andar de Galaxy a Dorge Dart, o cantor, compositor, poeta, gaiteiro,ginete e domador José Melo hoje está esquecido. Atualmente ele vive numa humildecasinhade aluguel, no Bairro São José, em Cachoeira do Sul. Sofre de uma doença chamada demência alcoólica (que provoca esquecimentos), não é aposentado e recebe somente do auxíliosaúde.Ele mora com sua irmã Elizabete Melo (Iza).  
O menino, filho dos pecuaristas Alvise Alves de Melo e Almira Beskow de Melo, morava na Lomba Grande, perto do Piquirí. Ele aprendeu a tocar com seus irmãos Otávio Maragato (Maragato), Alvise Melo Filho (Didi), e Francisca Melo (Xica). Apenas ouvindo os irmãos conseguiu tocar sozinho gaita ponto, acordeon e violão. José Melo abraçou a carreira artística, destacando-se com suas composições gaúchescas, pelo vasto conhecimento trazido de berço, do meio rural. Com sua simplicidade e talento, fruto autêntico do Rio Grande do Sul, começou a cantar na Rádio Princesa do Jacuí, em rodeios e em bailes. Em 1970, ele gravou seu primeiro disco compacto, lançado pela Pampa Discos de Caxias do Sul. O disco com o tema Mundo Transformado, começou a tocar pelo Brasil. Após, ele gravou seu primeiro LP, pela gravadora de Copacabana, de São Paulo. Ele apresentou as músicas inéditas numa festa das águas dançantes em Cachoeira, em 1974. 
O LP com 10 faixas levava o tema Mensagem Gaúcha. José Melo ficou requisitado para fazer shows em todo o estado e até em São Paulo se apresentava em churrascarias. Ele conta ter se apresentado em programas de televisão de vários canais, cantando seus xotes, milongas e rancheiras. Em 2007 teve um pouco de sua história compilada pelo seu irmão Maragato, no livro Bravuras de um Peão - José Melo - História & Verso.

Fonte: Jornal do Povo (Cachoeira do Sul/RS)

Crédito: arquivo pessoal
Cleiton Santos

6 comentários:

  1. É lamentável que um artista deste quilate acabe assim.

    ResponderExcluir
  2. Meu pai, Armando Guedes ajudou muito financeiramente este senhor. Deixando nós, filhos passando necessidades.... Maldita cachaça!

    ResponderExcluir
  3. Meu pai, Armando Guedes ajudou muito financeiramente este senhor. Deixando nós, filhos passando necessidades.... Maldita cachaça!

    ResponderExcluir
  4. Carlos Miguel (Nenê)27 de agosto de 2017 às 17:52

    Jose Melo,jamais será esquecido,nunca vou esquecer desse grande amigo,saudades

    ResponderExcluir
  5. hoje com ajuda de seu compadre Bugre Missioneiro esta vivendo no Recanto missioneiro, onde toca gaita e rever todos os seus amigos.; quem quiser pode procurar. Recanto Missioneiro eventos em Eldorado do Sul. com ajuda da escritora e apresentadora Jussara Mello 51 996059589.

    ResponderExcluir
  6. Como faço pra falar com o Zé Melo.Meu grande amigo na estância da armonia

    ResponderExcluir