Programação

SEGUNDAS:

Programa: "Pelos palcos do Rio Grande"
Horário: 20:00hs às 22:00hs
Produção e apresentação: João Manoel Pereira



TERÇAS: 

Programa: "Galpão do Don Juvêncio"
Horário: 19:00hs às 21:00hs
Produção e apresentação: Juvêncio Pinheiro




QUARTAS:

Programa: "Terra, Pátria e Sapucay"
Horário: 18:00hs às 20:00hs
Produção e apresentação: Cássio Fruet 
Site: Blog Terra, Pátria e Sapucay 

No cevar do mate amargo ou durante o preparo de uma comida  bem campeira, escute o programa nativista “Terra, Pátria e Sapucay”, trazendo sempre muita informação gaúcha e o melhor da música nativista e novos talentos nativistas nas noites de quartas-feira dn Rádio Web Terra Gaúcha “A Voz do Rio Grande”. 


"Eu fui guri que aprendeu a cucharrear. 
E derrubar na saída da porteira; 
Fui mandalete de alcançar marca e serrote. 
Carneá um munício e desmancha pras cuzinheira. 
Fui guitarreiro e toquei gaita nos galpões. 
E nos fogões alegrando a gauchada; 
Andei por tudo pealando quando cresci 
"Dês que" saí dos pagos da Encruzilhada"
    (Eron Vaz Mattos) 






Natural de Santa Maria – RS “Coração do Rio Grande”, mas criado na cidade gaúcha de Tupanciretã – RS  (Terra de Aureliano de Figueiredo Pinto) e Santiago – RS. Por alguns anos, já percorreu vários lugares desse Rio Grande véio. A vida tradicionalista e nativista começou cedo quando participando de grupos de danças e festivais nativistas. Em meados dos anos de 1995 até 1998, era um dos integrantes do grupo de danças gaúchas "Os Piazitos" de Tupanciretã – RS, tendo participado de inúmeros festivas de danças e folclores gaúchos, dançando em vários CTG´s espalhados pelo Rio Grande do Sul. Já no período do ano de 1996, começou a participar de festivais nativistas como intérprete. Festivais de grande expressão como a Semeadura da Canção Nativa de Tupanciretã, Coxilha Nativista de Cruz Alta, Música Crioula de Santiago, entre outros. Cantando e compondo também pela Europa no ano de 2007, divulgando sempre a cultura gaúcha. O amor e o apego pela pátria gaúcha, pela arte e os costumes do sul, fazem parte constante da rotina, da vida desse gaúcho.



QUINTAS:

Programa: PodChasque "O podcast sobre a música e a cultura nativa do sul do Brasil"
Horário: 21:00hs
Produção e apresentação: Robson Fogaça
Site: http://podchasque.wordpress.com


O autor do PodChasque é alguém que já participou como músico e como compositor de diversos festivais no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Por entender que poderia colaborar de uma forma mais consistente com a cultura nativa, após o término do Grupo Invernia, resolveu empreender esse projeto a partir do momento que teve contato com a mídia de podcasts e perceber uma quantidade imensa de web-rádios focadas nos segmento e muitas vezes concorrendo entre si, dividindo os ouvintes, ao invés de uní-los. A proposta do PodChasque é propor ao ouvinte a oportunidade de escutar cada programa no tempo que desejar, da forma como desejar, sem competir com outros programas que já existem. Robson é formado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela ESPM, com especialização em Estratégias em Propaganda pela Faculdade Estácio de Sá, além disso possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV e MBA internacional pela Ohio University. Atualmente está cursando mestrado em Design pela UFSC. Já atuou no marketing de grandes empresas do país, em agências de publicidade, produtoras de áudio e vídeo, e atulamente é professor universitário, consultor empresarial e palestrante.
Twitter: @RobsonFogaca
 



SÁBADOS:

Programa: "Mate, prosa e cantoria"
Horário: 08:00hs às 10:00hs
Produção e apresentação: Braulo Brasil

A música regional gaúcha, trilha sonora obrigatória nos galpões de estância, nos fandangos de CTG, no dia a dia dos homens do Sul, que revive momentos, que produz saudades porque tem raízes e por isso cruzou a fronteira dos tempos embalando os sonhos de várias gerações, que continua viva e tremulando qual bandeira no topo das emoções do nosso povo, tem destaque na rádio terra gaúcha, as quartas-feiras  das 16 às 18h, no programa “Na hora do mate” produzido e apresentado por Braulo Brasil.
O cantor e compositor Braulo Brasil, foi um dos fundadores do “Conjunto Os Campeiritos” de Santa Cruz do Sul - RS, tendo permanecido no grupo por 15 anos, tempo suficiente para levar a música regional gaúcha por várias regiões brasileiras, onde havia um CTG, ou um grupo de peões e prendas saudosos da querência! O projeto “Liberdade” deu início a sua carreira solo, que terá continuidade com o segundo trabalho que já está sendo produzido.


Braulo Brasil, que jamais parou de produzir para o cenário musical com o qual se identifica, com mais de duzentas canções gravadas por vários grupos e intérpretes individuais, afirma que para ele, compor e cantar é algo que transcende os limites da matéria, é coisa de Deus. Por isso, afirma: minha mensagem musical é sempre otimista, alegre. Porque é assim que quero ver o meu povo.



SÁBADOS: 

Programa: "Cevando o mate"
Horário: 14:00hs às 16:00hs
Produção e apresentação: Valdemar Mancilhas

A Rádio Terra Gaúcha , traz aos sábados das 14h às 16h , o melhor da poesia crioula e da música regionalista de raiz do nosso estado  na voz firme do jornalista Valdemar Mancilhas um programa dedicado aos poetas e pajados apreciadores da arte declamatória. Programa que da voz e vez ao homem de talento, Cevando o Mate o melhor da poesia crioula nas noites da Terra Gaúcha.