quarta-feira, 30 de junho de 2010

Minuano da Canção em São Pedro do Sul

Inicia nesta quinta-feira, dia 1º de julho o Minuano da Canção Nativa em São Pedro do Sul, tendo sua noite final no sábado, dia 03. O evento que realizou sete edições de sucesso em Santa Maria, passa a ser itinerante. Nesta oitava edição ganha respaldo na vizinha cidade, São Pedro do Sul, podendo permanecer lá.
O prefeito são-pedrense, Marcos Senger, é receptivo ao projeto que conta com a realização do ACOFEM - Associação das Comissões Organizadoras de Festivais de Música do RS e financiamento do Ministério da Cultura, através do Fundo Nacional da Cultura. A prefeitura Municipal também aporta parte do valor do projeto como contrapartida, exigida pelo ministério, o que é aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores.
O festival, lançado em março, chega a ser anunciado em outras datas, mas definitivamente acontece nos dias 1º, 2 e 3 de julho de 2010, em praça pública, sem cobrança de ingressos. Grandes cantores estão previstos nas músicas concorrentes, a exemplo de Juliana Spanevelo, Eraci Rocha, Luiz Cardoso, Robledo Martins, Jean Kirchoff, Jairo Lambari Fernandes, César Lindemeyer e outros. Também há o Minuaninho da Canção que reúne dez crianças e adolescentes num festival de interpretação.
Os espetáculos especiais apresentam artistas de diferentes estilos. A abertura da quinta-feira fica a cargo do acordeonista de 12 anos, Lucas Bresolin de Melo e o show de encerramento é com a mais consagrada dupla da música campeira, César Oliveira e Rogério Melo. Na segunda noite é a vez do Espetáculo Internacional de Improviso - Trovas e Pajadas- com José Curbelo (Uruguai), Marta Suint (Argentina), José Estivalet e Moraezinho (Brasil) e o pajador são-pedrense convidado, Paulo de Freitas Mendonça. Nesta noite o espetáculo de encerramento conta com o conceituado cantor latino-americano, Dante Ramon Ledesma. No sábado acontece um espetáculo de Talentos da Terra, na abertura e o show de intervalo é com um dos mais importantes nomes do nativismo, o cantor João de Almeida Neto.
O Minuano da Canção Nativa, presidido por Ary Otávio Canabarro dos Santos e coordenado pelo presidente da Acofem, Tiago Cesarino, é uma grande festa popular para os munícipes, mas também atrai público de diversas cidades do Estado e de fora dele. Porém, no intuito de verdadeiramente abrir fronteiras culturais, transmite a programação das três noites ao vivo com áudio e imagem pela internet através do site www.minuanodacancao.com.br.

*Fonte: Prosa Galponeira - www.prosagalponeira.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário