segunda-feira, 4 de abril de 2011

Beto Rodrigues da Panda Filmes fala sobre " O Tempo e o Vento"


A epopéia “O Tempo e o Vento”, de Érico Veríssimo, é uma obra dividida em três romances - O Continente, o Retrato e o Arquipélago – que narram 200 anos da história do Rio Grande do Sul. De 1745 a 1945, tempos marcados pelo poder das oligarquias, por diversas guerras, onde o Rio Grande protegia as fronteiras.
Diferente de muitos escritores, Érico Veríssimo se destaca por contar a história da região mais setentrional do Brasil, como outros autores, como Jorge Amado e Graciliano Ramos, que narravam a vida do povo nordestino.
Uma curiosidade interessante foi em torno do nome da obra. Enquanto escreveu, Érico Veríssimo, mantinha o título “O Vento e o Tempo”. A mudança somente ocorreu quando a obra foi para a impressão, trocando para o atual “O Tempo e o Vento”.
A obra de Veríssimo já rendeu filmes como “Um Certo Capitão Rodrigo”, em 1971, dirigido por Anselmo Duarte, onde Paixão Cortês fez o papel de Pedro Terra. Já a Rede Globo exibiu em 1985, os 25 capítulos de uma minissérie que comemorou seus 20 anos. O elenco contou com Glória Pires, como Ana Terra, Lima Duarte, como o General Rafael Pinto Bandeira, e Claudio Marzo, além do violeiro, Lúcio Yanel.
A imprensa do centro do país especula que o elenco desta produção contará com grandes nomes da Globo comoThiago Lacerda interpretando o Capitão Rodrigo Cambará e Fernanda Montenegro como Bibiana Terra.
Para contar ao Portal MTG o planejamento do filme, convidamos Beto Rodrigues, daPanda Filmes para uma conversa bem gaúcha. Acompanhe com a gente.
Portal MTG– Como surgiu a idéia de reservar “O Tempo e o Vento”?
Beto RodriguesEsta idéia é original do diretor Jayme Monjardim, que sempre admirou a obra de Érico Veríssimo e a história do RS. Ele negociou e adquiriu os direitos de adaptação da obra com a família Veríssimo.
Portal MTG– O roteiro já está pronto? Quando começam as gravações?
Beto RodriguesO roteiro está praticamente pronto, mas em cinema sempre se fazem ajustes em uma história até o começo das filmagens. Ainda não está definida a data de começo das filmagens, que será entre o segundo semestre deste ano e o começo do ano que vem.
Portal MTG– Quais os artistas que já estão confirmados para o elenco?
Beto RodriguesHá várias cogitações de atores e atrizes bastante conhecidos e populares. Mas enquanto os contratos não estiverem assinados nós não divulgaremos o elenco.
Portal MTG– Já está confirmado os locais das tomadas?
Beto RodriguesAinda não. Temos várias prefeituras interessadas e estamos estudando e negociando.
Portal MTG– A cidade cenográfica ficará na cidade sede das gravações? Em que isso vem a somar para esta cidade e para o estado do Rio Grande do Sul?
Beto RodriguesA cidade cenográfica (Santa Fé) será construída perto de uma cidade ainda a definir e a idéia é que seja em material duradouro e que possa funcionar como uma espécie de museu ou parque temático mantido aberto para a visita do público.
Portal MTG– Quais as produtoras envolvidas?
Beto RodriguesA produtora principal se chama NEXUS CINEMA E VÍDEO de São Paulo. A PANDA FILMES de Porto Alegre é co-produtora do projeto e está empenhada em levantar as melhores condições possíveis de realização do filme no Rio Grande do Sul.

Entrevista por Rogério Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário