segunda-feira, 12 de julho de 2010

Santa Cruz do Sul foi um dos municípios contemplados com R$ 10 mil para o desfile temático da Semana Farroupilha 2010


Outras 24 cidades receberam os recursos do governo do Estado, por meio do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF). Para ser beneficiada com a verba, a comissão dos Festejos Farroupilhas encaminhou um projeto com as ações de 2009. O tema abordado este ano é Farroupilhas: Ideais, Cidadania e Revolução.




Segundo a presidente da comissão e representante da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), Zoraia Pereira dos Santos, o apoio financeiro será fundamental. “Vamos embelezar os carros alegóricos e os figurinos para surpreender o público”, destaca. Devido às inúmeras atividades, a Semana Farroupilha foi antecipada para 11 a 20 de setembro, em Santa Cruz. Mas as primeiras ações já serão realizadas em agosto.

No dia 2 haverá o 2º encontro tradicionalista com enfoque pedagógico. O treinamento é direcionado para professores, tradicionalistas e a comunidade em geral. “É um bom momento para se ter um embasamento teórico para desenvolver a semana farroupilha nas escolas. Precisamos preparar os educadores para cultivarem o tradicionalismo com as crianças e jovens. Dessa forma, manteremos os nossos costumes vivos”, ressalta.

Devido ao fechamento do Parque da Oktoberfest para reformas, toda a programação ficará concentrada no Parque de Eventos. A partir do dia 10 de setembro, o local já estará à disposição para receber os visitantes, com treino de laço, tertúlias e a organização dos acampamentos. No dia 12, acontece o 1º Encontro de Coreografias de Entradas e Saídas dos Grupos de Danças Tradicionais, além do tradicional almoço campeiro.


Chama Crioula
A abertura oficial da Semana está marcada para o dia 13, às 9 horas, na Praça Siegfried Heuser, com a caminhada de combate às drogas e a recepção à chama crioula. No dia 14, no Parque de Eventos, também haverá um momento para marcar o início da semana. A chama permanecerá no local até o encerramento.

As comemorações terão ainda rondas, shows, fandangos, 5º Docencontro (concurso de sobremesas), Projeto Mala de Garupa (objetos antigos), torneios de vaca parada, treinos de laço e torneio de truco, entre outros. O desfile ocorre no dia 20 de setembro, às 9 horas, na Rua Ernesto Alves.

Contempladas

Santa Cruz do Sul, Erechim, Ijuí, São Sepé, São Borja, Viamão, Capivari do Sul, São José do Norte, Sananduva, Três Passos, Arroio Grande, Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Piratini, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Santo Ângelo, Santa Maria, São Gabriel, Tapes e Vacaria

Um comentário:

  1. um abraço aos amigos falo de campos do goytacas rio de janeiro estou longe de santa cruz aus 12 anos pesso um abraço para o pessoal da vila chultz apelido mais conhecido (MORTO)PESSO COM CARINHO UM ABRAÇO GAÚCHO PARA OS CONTERRANIOS MANDA BRAÇA GURISADA.

    ResponderExcluir